Pelo menos 350 crianças da terceira série da rede municipal de ensino de Penha, no litoral centro-norte de Santa Catarina, estão participando do projeto “Penha e seus Encantos”, que tem apoio da concessionária Águas de Penha. Desenvolvido pela coordenadora educacional, Gertrudes Rogalsky, e pela professora Lenara Serpa, o projeto objetiva proporcionar o aprendizado aos estudantes para além das dependências da sala de aula de maneira lúdica, criativa e fazendo com que desenvolvam um novo olhar sobre a história local.

Desde o lançamento do projeto, em junho, os estudantes participaram de palestras no departamento cultural, conheceram todas as praias do município e pontos específicos como a ponta da vigia – antigo observatório natural de  baleias.  “Durante a visita, os alunos puderam conhecer um pouco mais da história da cidade onde vivem”, destacou a coordenadora educacional. Gertrudes destaca ainda que os estudantes discutiram sobre o fato da história de Penha estar diretamente relacionada à caça da baleia e ao cultivo de mariscos em cativeiro. A atividade é hoje uma das mais expressivas do setor primário local.

Na segunda parte do projeto, os estudantes conhecem os bastidores do parque temático Beto Carrero World. No local, também participaram de palestras sobre o meio ambiente, os cuidados que o parque tem com a natureza e o projeto de gestão e tratamento de água interno, e como eles podem, no futuro, se tornarem colabores do parque. Ao final da visita, os estudantes foram convidados a brincar nos equipamentos que o local oferece.