A Águas de Penha vai instalar dois novos macromedidores próximo ao portal da entrada da cidade. A instalação faz parte do Programa de Combate à Perdas desenvolvido pela concessionária. Os equipamentos se assemelham a um hidrômetro de residência, porém em maior proporção. A previsão é de que a obra dure uma semana e, conforme previsão da empresa, não deve afetar o sistema de distribuição de água.

Segundo Cristiano Galvão, gestor operacional da Águas de Penha, a instalação dos equipamentos é mais um passo que a concessionária está dando para implantar um sistema  moderno para combater os índices de perdas na rede de distribuição do município.

Os pontos de macromedição permitirão integrar automaticamente as informações (medições de vazão e pressão), possibilitando o monitoramento dos parâmetros à distância, além de melhorar a simulação das demandas de água. Também será possível otimizar os sistemas de bombeamento, os estudos de controle de perdas, verificar as possíveis intervenções operacionais e avaliar o impacto na rede de abastecimento, além de reduzir desperdícios decorrentes dos vazamentos da rede, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos usuários