Com a proximidade do feriadão de Carnaval, que este ano será entre os dias 1º e 5 de março, a concessionária Águas de Penha desenvolveu uma campanha de orientação à moradores e turistas que se preparam para passar este período do ano município. O objetivo é conscientizar para que usem à água de forma racional, evitando desperdícios e, principalmente, tenham reservação. A ação quer estimular a economia na área urbana de Penha, que sofre com desabastecimento em períodos de alto consumo.

A Norma Técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo. De acordo com a engenheira sanitarista Thaís Forest Galina, diretora executiva da Águas de Penha, o sistema ideal de reservação é de cisterna, que permite que mesmo nos momentos  de baixa-pressão, quando água não sobe nas caixas, as residências tenham água disponível para consumo.

Com o aumento da população flutuante no Carnaval e enquanto a cidade não possuir um sistema  produtor de água próprio, a capacidade de produção do  Rio Piçarras – que abastece Penha e Balneário Piçarras – continuará insuficiente para atender o aumento do consumo. A estimativa é que, para atender durante um dia uma família de quatro pessoas, é necessário ter uma reserva de 800 litros.

A campanha faz parte das iniciativas desenvolvidas pela  concessionária para evitar um possível desabastecimento e conscientizar a população sobre os riscos da falta d’água. Ela foi  definida em reuniões realizadas com a administração do município e a sociedade civil organizada no começo de 2019. “Ainda estamos com problemas na região de Penha e Balneário Piçarras e, com a chegada do Carnaval, a demanda aumenta muito em relação a períodos normais. Desta forma, precisamos conscientizar toda a população para o uso racional neste pré-carnaval, durante e pós-carnaval”, destaca a diretora executiva.

Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou a louça também evita o desperdício de água. A ducha, após o banho de mar, deve ser rápida. O chuveiro aberto por 5 minutos libera 70 litros de água. Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira e utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.