O programa Saúde nota 10, projeto voltado à educação ambiental de crianças e desenvolvido pela concessionária Águas de Penha, acaba de chegar a escola Antônio José Tiago, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O programa atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de levar a estudantes 4º ano, de forma lúdica e divertida, informações sobre os benefícios do consumo de água tratada e o papel que cada cidadão exerce na preservação dos recursos hídricos.

Essa é a terceira escola do município beneficiada com o Saúde Nota 10 neste ano. As outras duas foram a João Batista da Cruz e Raquel Figueiredo de Assis, as duas na praia de Armação. Conforme o biólogo e coordenador de projetos socioambientais da Águas Penha, Luiz Gustavo Marzollo, o Saúde Nota 10 é um programa de educação ambiental desenvolvido em escolas com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Neste semestre, o conteúdo programático ganhou o reforço de uma cartilha especialmente criada para as crianças entenderem como funciona o sistema de saneamento. O material didático é entregue sempre no último encontro do Saúde Nota 10. Com o tema “Juba no Mundo Encanado”, a cartilha traz a mascote da concessionária como personagem principal do enredo explicando sobre os recursos hídricos de Penha e região, sobre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e todo o caminho que a água faz desde a captação até a casas dos moradores. O material traz ainda informações sobre a distribuição dos recursos hídricos no planeta, no Brasil e na cidade de Penha, além de dicas sobre como limpar a caixa d’água. Atividades e jogos temáticos complementam o conteúdo.