Município de Penha

Município de Penha

Penha é um município brasileiro, do Estado de Santa Catarina. Localizado a uma latitude 26º46’10” sul e a uma longitude 48º38’45” oeste, estando a uma altitude de 20 metros. Sua população em 2011 era de 25.714 (estimativa – IBGE). Possui uma área de 58,783 km².

Na região que deu origem aos índios Carijós, o início do povoado foi à construção da Capela de São João Batista, em 1759, na localidade chamada de Itapocoróy, que deriva de “Itapocorá”, que em guarani significa “parecido com um muro de pedra”.

A região de Penha teve sua colonização iniciada no século XVIII, invadida pelos espanhóis da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), por pescadores portugueses – a maior parte deles açorianos – fugindo dos invasores e que procuravam novos locais para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocoróy tornou-se então sede, na época, de uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil.

A comunidade de Itapocoróy, por ter “status” de armação baleeira e sendo, portanto, um empreendimento particular, não pode ser elevada à freguesia durante o período em funcionamento como empreendimento empresarial. Uma nova comunidade, criada a seis quilômetros da Armação por moradores deslocados de núcleos de Itapocoróy, teve progresso suficiente para se elevada à categoria de freguesia em 23 de março de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocoróy. No século XIX a caça da baleia entrou em crise e foi substituída pela pesca artesanal e comércio rudimentar como subsistência. Nesse momento, Penha assumiu a liderança como sede da comunidade.

Em 1860 a designação de Penha, era distrito da cidade de Itajaí. Em 21 de junho de 1958 foi elevada à categoria de município, efetivamente instalado em 19 de julho do mesmo ano. Os primeiros dados populacionais são de 1840, quando tinha 1.640 habitantes e no século passado, em 1920 tinha 4.830 habitantes.

Seu desenvolvimento turístico teve início na década de 1970 e hoje sua população gira em torno de 25 mil habitantes, chegando a passar dos 120 mil durante a temporada de verão. Uma nova fase do município começou a ser vivida com a instalação do Beto Carrero World – segundo maior parque temático do mundo. Penha, em expansão, vê surgir uma infraestrutura na parte de hotelaria e gastronômica, enquanto cresce também a maricultura – cultivo de mariscos. Com isso, Penha ganhou o título de “capital nacional” do marisco.